quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

NIRLAN COELHO COMENTA OS SAMBAS ENREDO 2016








Nirlan Coelho Evangelista nasceu no município de Aracruz, no Estado do Espírito Santo. Poeta, psiquiatra, formado pela EMESCAM, colunista e comentarista de Carnaval da TV Capixaba durante muitos anos.                            


COMENTATÁRIOS



"PEGA NO SAMBA"



Merecida homenagem a Augusto Rusch. Juntando beija-flor, Santa Thereza e o homenageado, mais a empolgação da melodia, tem tudo pra fazer a arquibancada tremer, como diz a letra.

Para ouvir o samba clique aqui


UNIDOS DE JUCUTUQUARA

O canto de amor à "Nação", sempre presente nos sambas da escola, arrematado com " a beleza rara de Vitória ", no verso que apresenta o enredo, não depende tanto da melodia para agradar. A voz personalíssima do intérprete valoriza e se encarrega disso.
Para ouvir o samba clique aqui


ANDARAÍ

Um certo ar de nostalgia na música, tudo a ver com a história contada, sem exacerbação, mostra um samba correto, agradável de se cantar. E ouvir.
Para ouvir o samba clique aqui


TRADIÇÃO SERRANA

O samba é daqueles que se ouve e percebe-se logo que tem começo, meio e fim, projetando o que vai ser mostrado na avenida. Tomara. "São Benedito", " quebra quebra gabiroba ", entre outros, são elementos que, conduzidos por uma melodia exuberante, apontam para um dos melhores deste ano.

Para ouvir o samba clique aqui




NOVO IMPÉRIO

Angola é sempre fascinante quando se trata de enredo. E a Novo Império não fez por menos, escolheu citações de fácil assimilação -axé, negros, candomblé, mãe África etc e o já aguardado ô ô ô ô que imprégna, no bom sentido, os ouvidos dos atentos. Sem tom melancólico, mas com muita alegria.

Para ouvir o samba clique aqui




BARREIROS

A vermelho e branco de São Cristóvão homenageia Martinho da Vila e não podia dar em outra coisa: costurou versos de sambas consagrados do cantor e compositor e imprimiu melodia nos moldes dos que ele costuma fazer. O homenageado deve ter gostado.

Para ouvir o samba clique aqui



ROSAS DE OURO

Música romântica, letra bem explicada mostram um samba diferenciado, se for levado em conta o ritmo "marcheado" adotado pelos compositores de uns tempos pra cá. Tons graves em alguns momentos exigem atenção especial. E a africanidade... presente em mais um enredo.

Para ouvir o samba clique aqui



SÃO TORQUATO

O folclore toma conta do samba com melodia sem grandes variações, mas que permite ouvir em bom tom, com simpatia, os personagens de que fala o enredo. Sem ousadia, mas com qualidade.

Para ouvir o samba clique aqui


CHEGA MAIS

Olha o Neguinho da Beija-Flor aí gente! A Chega Mais tem como enredo o intérprete da escola supercampeã do carnaval carioca; e pra não fugir à regra conta em versos a história dele desde a infância até sua consagração na avenida. E arremata com registro de sambas que ficaram famosos na voz do cantor.

Para ouvir o samba clique aqui


MUG

"Roda de boteco boa, amor, tem samba, tem batucada, me chama que eu vou..." Está formada a roda de samba da MUG que, a partir dos primeiros versos, conquista quem corre atrás da alegria, irreverência e um bom ritmo para cair na Gandaia. Ou enfiar o pé na jaca, falando em um português bem claro. Está entre os melhores, sem favor algum.

Para ouvir o samba clique aqui


UNIDOS DA PIEDADE

Lá vem a Piedade descendo a Fonte Grande rumo ao mercado da Vila Rubim. Responsável por sambas memoráveis, ano após ano vem mostrando seus enredos com trilhas sonoras de arrepiar, como ela mesma diz. O tema mercado, com suas histórias e magia,  é cantado com sabedoria, categoria e emoção, levado por uma melodia arrebatadora que consagra "a mais querida".

Para ouvir o samba clique aqui


IMPERATRIZ DO FORTE

Mãe África, axé, liberdade, como em outros sambas desta safra, estão presentes no da Imperatriz. Empolga. Certamente vai fazer bonito na avenida.

Para ouvir o samba clique aqui



BOA VISTA

Festas, folguedos, crenças, ritmos, sabores seculares do Espírito Santo, tudo junto e misturado, como se diz popularmente, vão estar na avenida num bom samba da Boa Vista. Linha melódica que tem a marca registrada de um dos autores Xumbrega, não fosse ele também o intérprete. Letra e música capazes de agradar de Conceição da Barra a Venda Nova do Imigrante, duas das fontes de inspiração do enredo.

Para ouvir o samba clique aqui


CHEGOU O QUE FALTAVA

O tom nostálgico da música empresta brilho à letra que fala sobre Caboclo Bernardo. Samba envolvente, de poema singelo, bom de se ouvir.

Para ouvir o samba clique aqui



EXCURSÃO - NÃO PERCA








Nenhum comentário:

Postar um comentário