PRA ENFRENTAR A CRISE EM "ALTO ASTRAL"








 Jovelina Pérola Negra é tema da Chegou o Que Faltava para o desfile 2018. O enredo "Pra nivelar a Vida em Alto Astral", tem tudo a ver com o clima reinante dentro dos preparativos para levar a escola na avenida.

A crise financeira que se abate sobre o país afeta os trabalhos de preparação do carnaval nas escolas de samba capixaba, levando os organizadores a busca de alternativas para apresentar um belo espetáculo.  Este é o caso do Grêmio Recreativo Escola de Samba Chegou o Que Faltava que enfrenta uma segunda crise, a interna, gerada por uma dívida herdada de gestões anteriores, que beira R$ 90.000,00 (noventa mil reais).
De acordo com o Vice-presidente Rafael Cavalieri, desde 2016 a escola não recebe recursos da Prefeitura de Vitória por constarem na dívida ativa. Mesmo já tendo reconhecido e negociado a dívida, e possuírem uma certidão positiva com efeito de negativa, a escola não recebeu o repasse da verba que lhes cabia.
Estas dificuldades levaram a agremiação a buscar parcerias. O Instituto Raízes tem ajudado na organização da gestão, controle de custos e em contatos com agremiações cariocas como Império Serrano, Vila Isabel, Cubango e Renascer, que forneceram gratuitamente  materiais utilizados em carnavais passados, para serem reciclados.
Rafael Cavalieri, em nome da agremiação, quer agradecer alguns profissionais do carnaval que têm sido pacientes e continuam a colaborar com a escola mesmo não tendo recebido por seus trabalhos. Ele cita os carnavalescos Jorge Maicon e Vanderson César, além de outros parceiros que trabalham com ferragens, costura e mão de obra.

Chegar a Chegou
Elza Costa é a tesoureira da agremiação e figura ativa na comunidade por ser a Presidente da Associação de Moradores do bairro. Segundo Elza, as pessoas da comunidade Maria Ortiz abraçaram a causa e doaram brita, areia, cimento e mão de obra para a preparação de um espaço pertencente à Associação de Moradores e que agora está sendo utilizado como "barracão", na montagem dos trabalhos da Chegou o Que Faltava.
Foi assinado um Contrato de Comodato entre a agremiação e a associação recentemente. Elza acredita que o trabalho em conjunto fará a comunidade crescer. O objetivo dessa união é envolver os moradores em futuros projetos. Ela convida a comunidade a "chegar a Chegou", pois a escola está de portas abertas.


Alto astral na confecção de alegorias e fantasias
Apesar das dificuldades o carnavalesco Vanderson César está otimista e aposta na criatividade e adaptação de materiais para reduzir gastos. Vanderson afirma que os materiais mais caros foram substituídos por outros mais em conta, sem perder a qualidade e o encanto.
Segundo Vanderson o desfile de 2018 tem todo um trabalho destinado a trazer a comunidade a participar da confecção de fantasias e alegorias. "Estamos buscando trabalhar com materiais recicláveis, não só pela questão financeira, mas também pela questão social, uma vez que queremos a participação da população local nos preparativos", diz Vanderson.
De acordo com o carnavalesco o próprio enredo já tem essa visão social, e como tal, não deve pensar somente na plástica, mas em oferecer um discurso em termos de tolerância. Vanderson pretende mostrar na avenida aquela Jovelina simples da favela, "aquela mulher do povo", diz ele.
Vanderson destaca que o desfile é luta do preconceito social e racial. Essa posição agradou em cheio Cassiana Pérola Negra, filha da protagonista, que fará parte do desfile em homenagem a mãe, Jovelina Pérola Negra.


O Grêmio Recreativo Escola de Samba Chegou o Que Faltava será a 7ª escola a desfilar no Sambão do Povo, no dia 02 de fevereiro de 2018, sexta-feira, pelo Grupo A.

GALERIA DE FOTOS

Rafael , Vanderson  e Elzinha  da Chegou o que faltava
Dicesar, do blog
Enilda e Dicesar do blog, junto com Vanderson e Elzinha




FOTOS DO BARRACÃO 
Materiais recebidos em doação para reciclagem















Reportagem : Marinete Coelho Pereira
Fotos: Dicesar de Paula Rosa Filho e Enilda Ribeiro

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dicesar, por desempenhar esse trabalho lindo divulgando sempre nosso carnaval capixaba. Abraço querido.

    ResponderExcluir