terça-feira, 23 de julho de 2013

FORUM DE NOTICIAS E DEBATES: sobre música, samba, carnaval e cultura no ES




REFLEXÕES SOBRE A ESCOLHA DOS SAMBAS ENREDOS
CARNAVAL 2014

Encerrada a etapa de escolha dos sambas enredo para 2014 é possível uma reflexão desse momento.
Das 10 escolas de samba integrantes dos Grupos Especiais A e B temos a seguinte situação:
- 5 Escolas optaram por fazer a definição no âmbito interno: Barreiros, Andaraí, São Torquato, Pega no Samba e Boa Vista.
- 5 Escolas optaram pela definição através de concurso: Imperatriz do Forte, Novo Império, Piedade, Jucutuquara e MUG.
Ou seja, existe uma paridade entre as duas formas.Não é o caso de se entrar no mérito desta questão agora. Cada escola tem sua cultura, valores e peculiaridades próprias.
Vou focar esta reflexão com ênfase nos concursos.
Pelo que pude apurar tivemos 50 sambas enredos inscritos o que, por si só, já demonstra o vigor, interesse e a capacidade criativa dos compositores em apresentar suas obras para o Carnaval Capixaba.
Tive a felicidade e oportunidade de acompanhar quase todas as apresentações. Não ouvi os 4 sambas que não foram classificados para a final na MUG e 4 participantes na terceira eliminatória da Jucutuquara. Ou seja desses 50 ouvi 42. Já ouvi 3 dos que foram indicados internamente.
Diante disso posso afirmar, com certeza, que a qualidade das produções foi de alto nível. Sensacional mesmo! Os compositores e intérpretes estão de parabéns. As comissões julgadoras certamente tiveram muito trabalho em tomar decisões. Algumas opções devem ter sido por detalhes: uma palavrinha melhor aqui, uma rima mais adequada, um tom de melodia ali, etc... Decisões por um fio....
Aos que tiveram seus sambas escolhidos pela agremiações meus cumprimentos, mas felicitações vão para todos. No final todos são vencedores.Seja por já terem tidos seus escolhidos em outros anos, seja por ter um samba preterido numa mas escolhido em outra (por concurso ou decis/ao interna), seja pela oportunidade de mostrar sua obra e participar desse momento importante. A tensão e a ansiedade, tudo isso já é um prêmio. 
Naturalmente que, se os sambas concorrentes foram de alto nível, os eleitos para serem os hinos das escolas também são. Os desfiles na avenida em 2014 estão bem servidos.
No final só resta dizer: 
CONGRATULAÇÕES AOS SAMBISTAS DO CARNAVAL CAPIXABA

Publicado por Dicesar em 27 de agosto de 2013


















                                                                                                                                                                


















                                                                                                                                                                   







Vania Castelo, atual Porta Bandeira da Escola de Samba São Torquato, está entregando o Pavilhão para seguir novos rumos em sua carreira profissional. 
Representado o Estado do Espírito Santo no Karatê, ela prefere dar prioridade em defender nosso estado nesse esporte, onde está convidada a competir em 2014.
Nesse empreitada Vânia conta com o apoio de patrocínios locais, do Cel. Campos e pretende trazer muita honra para o Espírito Santo.




6 comentários:

  1. Seja o primeiro a deixar seu comentário neste espaço.

    ResponderExcluir
  2. Publico um texto do Blog do Ray, a respeito dos Sambas Enredo do Carnaval Carioca.
    O que vocês acham disso, transportando para o Carnaval Capixaba?

    SAMBA CHAPA BRANCA

    "Num tempo em que os diversos compositores espalhados por este imenso Brasil estão com sua criatividade em alta, num tempo em que Vila Isabel arrebata os corações do carnaval 2013 fundada num belo samba, num tempo de plena democracia do samba de enredo, me parece até curioso que algumas agremiações, cada qual com seu motivo, façam a escolha por um samba chapa branca. Este mesmo, aquele samba que não será submetido ao gosto do torcedor, samba que será escolhido à portas fechadas, nos gabinetes da presidência, sem qualquer disputa aos calor humano do torcedor.

    Talvez dê certo, mas para isto a sintonia do bom gosto, dos astros, e de toda mediunidade precisam estar de mãos dadas. Agradar o público e marcar época, como nos antigos carnavais não tem sido tarefa fácil, mesmo com ótimas safras nos últimos anos, tanto no grupo especial como no acesso do carnaval do Rio.

    Escolas como União de Jacarepaguá, Renascer de Jacarepaguá e Acadêmicos da Rocinha, decidiram encomendar seus sambas para o próximo carnaval, mesmo possuindo uma ala de compositores atuante e talentosa. Já Paraíso do Tuiuti, Em Cima da Hora e Tradição vão reeditar sambas de antigos carnavais ou de outras agremiações, ao bom sambista, amante do carnaval resta aguardar, mas fica a dica, a tarefa não é fácil, encantar, vibrar, emocionar, levantar o público, é trabalho árduo. Fica registrado a ousadia de presidentes que estão chamando a responsabilidade para si, e apostando em seu bom gosto, bem como suas respectivas assessorias.

    Samba chapa branca? Sei não, hein! "

    ResponderExcluir
  3. COINCIDÊNCIA DE DATAS

    O calendário da LIESES foi um grande avanço no sentido de organização para o CARNAVAL CAPIXABA 2014. Vemos que as escolas estão se preparando com antecedência, o que faz prever uma melhoria na qualidade do que vai ser levado para a avenida nos desfiles.
    Fica, entretanto, uma sugestão para que as escolas, no ano que vem, evitem coincidir eventos nos dias de escolha dos sambas enredo. Facilita não apenas para os que apreciam ouvir, assistir e registrar as apresentações, como também e, principalmente, para os compositores e intérpretes.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Vania Castelo, atual Porta Bandeira da Escola de Samba São Torquato, está entregando o Pavilhão para seguir novos rumos em sua carreira profissional.
    Representado o Estado do Espírito Santo no Karatê, ela prefere dar prioridade em defender nosso estado nesse esporte, onde está convidada a competir em 2014.
    Nesse empreitada Vânia conta com o apoio de patrocínios locais, do Cel. Campos e pretende trazer muita honra para o Espírito Santo.

    ResponderExcluir