quarta-feira, 22 de junho de 2016

TEATRO E DANÇA: A EPOPÉIA DE GILGAMESH



A EPOPÉIA DE GILGAMESH - Um espetáculo de dança/teatro.

Preparem-se: Muito em breve estará de volta aos palcos de Vitória a apresentação do espetáculo de dança e teatro A Epopéia de Gilgamesh, sob a direção do ator, bailarino e coreógrafo Paulo Fernandes. A peça é baseada em um dos registros literários mais antigos do mundo, anônimo, sendo considerado pela UNESCO patrimônio da humanidade.
Em 12 cenas com duração total de 50 minutos a proposta de montagem aborda a saga do rei sumério Gilgamesh que reinou e abandonou a cidade de Uruk, nome que com o tempo virou Iraq, deixando toda sua riqueza e poder para ir em busca da imortalidade com o seu companheiro Enki du.
Por outro lado, de acordo com o texto de Ralf Rickli, publicado na coluna Espaço LGBT do semanário ES HOJE, este épico faz alusão à homofobia relatando o primeiro caso de amor da literatura mundial, entre o rei Gilgamesh e seu companheiro íntimo, Enki du, um homem selvagem criado pelos deuses como um equivalente de Gilgamesh.
Como podem perceber a obra criada há mais ou menos quatro mil anos já trazia em si temas que permanecem ainda hoje evidentes em nossa sociedade, provocando questionamentos sobre uma história que se perdeu no passado.
Fotos - Juliana Saiter
Iluminação - Diego de Souza
Diálogos Cênicos - Paulo Fernandes e Diego Rodrigues.

POR : MARINETE COELHO



PAULO FERNANDES - Caracterizando o personagem GILGAMESH


Nenhum comentário:

Postar um comentário