quarta-feira, 17 de maio de 2017

LANÇAMENTO DA LIESGE







Foi realizado ontem, dia 16 de maio de 2017, o lançamento oficial da LIESGE - LIGA INDEPENDENTE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL, que irá gerir os desfiles da agremiações do Grupo Especial do Carnaval Capixaba.
Em decisão anterior os componentes fundadores decidiram eleger Rogério Sarmento para presidir a nova entidade.
A Liga é formada pelas escolas:
 - Independente da Boa Vista
 - Mocidade Unida da Glória
 - Unidos da Piedade
 - Novo Império
 - Jucutuquara
 - Pega no Samba
 - Andaraí
 que desfilarão no sábado.


Dessa forma o Carnaval de Vitória passa a ter três ligas gerindo os desfiles.

Além da LIESGE teremos a LIESES que continuará administrando os desfiles do Grupo A, na sesta-feira, com as seguinte agremiações:
- Imperatriz do Forte
- Tradição Serrana
- Chegou o que faltava
- Chega Mais
- Barreiros
- São Torquato
- Rosas de Ouro
Já foi marcada a Assembléia para realizar a eleição do Presidente, prevista para o próximo mês de junho.



A recém criada FECAPES, que deverá desfilar no domingo, está composta por:
- Mocidade da Praia
- Independentes do Eucalipto
- Mocidade Serrana
- União Jovem de Itacibá
- Império de Fátima
Acesse a página do blog com o registro do lançamento da entidade clicando aqui




Os critérios de rebaixamento e ascensão das escolas continuarão da mesma forma: a agremiação que ficar em 7º lugar será rebaixada para o Grupo A , desfilando no ano seguinte na sexta feira, e a campeá do Grupo A sobe para o Grupo Especial desfilando no sábado.





Conheça o site da LIESGE





GALERIA DE FOTOS































4 comentários:

  1. Dejá Vu... a história todos já conhecem... 1992, 3 ligas, 5 anos sem desfiles, mais 4 sem Sambão... 10 anos perdidos pela ganância. O pior de tudo? Rasgar o regulamento a cada 2 anos. Pega no Samba foi rebaixada e deveria subir ganhando o segundo grupo como já fez várias vezes antes... "ah vira, virou..."; "Se essa p. não virar olê, olê, olá..."

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a opinião dp Chequetto. O regulamento vigente foi rasgado e a Pega no Samba continuará no grupo especial. Porque as escolas regidas pela FECAPES não entram na regra de subir para o grupo A e ultima do grupo A descer para desfile de domingo? Pelo jeito, as mudanças já começaram sem integração/harmonia entre as ligas e recém criada Federação.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O regulamento da Lieses de 2017 previa que as 5 primeiras colocadas mais a campeã do Grupo A, desfilariam no Grupo Especial e que a sexta colocada (por caso foi a Pega no Samba), desfilaria no Grupo A. Essa desculpa de que a Liesge - Liga do Grupo Especial é uma outra entidade é absolutamente inaceitável, porque este mesmo recurso (virada de mesa) foi usado em 2016 com a Barreiros que havia caído pro terceiro grupo e nesse caso não havia mudança de liga. Esse é mais um motivo pelo qual defendo que o poder público (prefeitura, estado ou os 2 em conjunto) seja o responsável por esse tipo de decisão e pela promoção do concurso oficial. Se cada liga promove e defende os interesses dos seus grupos, uma entidade acima de todas elas deveria organizar ou parametrizar a relação entre elas. Como faz de certo modo a Riotur no RJ. Ela é quem dá a palavra final de qual liga vai tomar conta de qual grupo e de quantas vão subir ou ser rebaixadas. As ligas deveriam tomar conta apenas do evento em si, organização do desfile, ingressos, etc. Por que dessa forma sempre que se achar "necessário" uma nova liga pode ser criada pra salvar os interesses de uma ou outra escola ou de um grupo de escolas. Sou apenas um espectador, sempre paguei pelos ingressos de todos os eventos que compareci, acho que tenho direito pelo menos a dar minha opinião. O presidente das ligas, como representante de entidades de interesse público, deveria usar de uma pouco mais de honestidade intelectual e assimilar as críticas e não tentar desqualificar a crítica de quem ele nem conhece, especialmente quando a crítica é bastante pertinente e se refere a um fato que coloca em dúvida a credibilidade do evento. E mais uma coisa, O Sr. presidente da Liesge - Liga do Grupo Especial , ainda é presidente da Lieses e em momento algum cita a Fecapes. Sempre cita que haverá 2 ligas. Se eles tem direito de criar novas entidades a seu belo prazer, as escolas que compõe a Fecapes também o têm, principalmente por se tratar de agremiações que não tiveram suas filiações aceitas sem nenhum critério claro. Quem é que garante que a Lieses irá aceitar a ascensão da campeã da Fecapes? e quem garante que a última colocada da Lieses aceitará desfilar pela nova entidade? Isso partindo do pressuposto de que a Lieses tem direito a fezer seu regulamento como bem entender.

    ResponderExcluir